quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não corte o sal da dieta de emagrecimento - dicasdemusculacao.com

"Saiba por que não devemos cortar o sal de adição por completo de nossa dieta!

Entre os minerais mais importantes presentes na dieta do ser humano e que necessita ser consumido adequadamente é o sódio. Este micronutriente, também conhecido como “Na” na tabela periódica e, encontrado na forma iônica de Na+ dentro do corpo, participa de inúmeros processos importantíssimos e vitais para o metabolismo. Entre os principais, podemos citar a despolarização de membranas, para que sinapses e reações extra e intra-celulares possam acontecer, o equilíbrio da concentração sanguínea, participa também como co-fator para alguns receptores e canais sódio-dependentes, para a contração muscular etc
 nao corte o sal da dieta de emagrecimento Dica rápida: Não corte o sal da dieta de emagrecimento
Entretanto, apesar de sua importância para o bom funcionamento do metabolismo e, importância essa de grande porte, é irrefutável a afirmação de que com o evoluir da sociedade e principalmente com a adição de conhecimentos diversos a respeito não só da nutrição, mas da alimentação em seus aspectos gerais, o consumo de sódio tem sido cada vez maior. Também pudera; o sódio além de suas propriedades que conferem sabor ao alimento, também oferece diversos benefícios referentes a conservação dos mesmos pela ação antibacteriana, a diminuição de atividade de água e outras tantas, garantindo então uma perecibilidade muito menor do alimento (não é a toa que, por exemplo, alimentos enlatados costumam durar muito mais do que alimentos in natura). Porém, da mesma forma que esse consumo aumentado e, muitas vezes extremamente excessivo de sódio acontece, também ocorrem inúmeros prejuízos. Prejuízos esses tais quais o aumento do índice e da propensão do desenvolvimento de doenças relacionadas a hipertensão, o acúmulo excessivo de líquidos no corpo (ou retenção hídrica), o aumento de peso (pela retenção hídrica), prejudicando estruturas como articulações e ligamentos que se tornam sobrecarregados entre tantas outras.
Hoje, a recomendação que se tem para consumo de sal de adição pela OMS é em torno de 2g/dia e especificamente de sódio de 5g/dia. Acontece que, não é incomum encontrarmos pessoas que chegam a consumir 15g de SAL DE ADIÇÃO por dia. Isso, certamente totalizará MUITO mais do que 5000mg de sódio ao dia, fora o que já é presente nos alimentos em ocorrência natural.
Se, por um lado, indivíduos que não estão muito preocupados com a saúde e tampouco com detalhes como o consumo de sódio abusam dessas quantidades, por outro, alguns extremistas tendem a cortar o consumo desse mineral de maneira muito severa. E, da mesma forma que consumir sódio em excesso acarretará prejuízos, consumir sódio de menos também acarretará.
Especificamente para quem deseja emagrecer, controlar os níveis de sódio é interessante sim, principalmente em aspectos físicos, visto que a tendência será reduzir a retenção subcutânea que tanto interfere na definição muscular. Mas, controlar é muito diferente de CORTAR o sódio da dieta. Cortá-lo, poderá resultar em inúmeros problemas como efeito rebote, ou seja, você deixa de consumir sódio por longos períodos e, em algum momento que voltar a consumi-lo (mesmo que em quantidades baixas) sofrerá com severas retenções, hiponatremia, que pode resultar em desidratações e, em casos EXTREMOS levar o indivíduo a óbito, má absorção de nutrientes que dependem de sódio (como co-fator de receptores e canais, como já dito) para serem absorvidos etc.
Portanto, sejamos espertos. Cortar o sódio ao máximo não será uma boa alternativa. Procure ingerir o que já é presente nos alimentos (principalmente industrializados) sem grandes preocupações. Por outro lado, procure não adicionar sal ou muitos temperos condimentados (como molhos, ketchup, shoyu etc) na comida. Além disso, garantir uma hidratação adequada ao corpo é essencial para o equilíbrio hidroeletrolídrico. Não esqueça: O corpo é um equilíbrio! Tender para qualquer lado é quase sempre sinônimo de mais prejuízos do que benefícios.
Bons treinos com ótima saúde!
Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)"


Veja artigo original clicando no endereço abaixo:
http://dicasdemusculacao.com/dica-rapida-nao-corte-o-sal-da-dieta-de-emagrecimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário